A Origem dos Vitrais

As origens dos vitrais são impressivas, segundo historiadores remonta a Idade Média, sendo comuns no Oriente nos séculos IX. O vitral era visto como algo exuberante, principalmente pelos magníficos efeitos produzidos pela entrada da luz solar, projetando uma variedade de cores no interior dos ambientes, principalmente das igrejas.

Image title

Os vitrais foram muito utilizados nessa época principalmente na arte Gótica, esta influenciada pela cultura bizantina. Em Ravena, os artistas italianos introduziram o elemento chumbo o qual era utilizado para unir os fragmentos de vidro de acordo com o seu desenho.

Vitrais fazem parte da beleza da catedral de Notre-Dame de Paris.

Vitrais fazem parte da beleza da catedral de Notre-Dame de Paris.

A arte do vitralismo foi se espalhando aos poucos, chegando ao Ocidente através do Mediterrâneo, e foi no Ocidente que a arte se fortaleceu, a qual era adotada para reforçar a espiritualidade, dosar e equilibrar a luz, sublinhar a harmonia geral da arquitetura transmitindo tranquilidade ao ambiente, proporcionar a entrada de luz multicolorida proporcionando um ambiente sereno e também com o intuito de reafirmação do poder clerical.

A partir do século XIX o vitral se desvincula da abordagem religiosa explorada até então e passa adquirir novas funções, como um elemento de decoração. Desde então, a arte dos vitrais residenciais com intuito decorativo tem se expandido e conquistado seu espaço.

Vitrais residenciais decorativos.

Vitrais residenciais decorativos fabricados pela Vitrais Álamo.

Hoje a utilização de vitrais vem ganhando um lugar de destaque em projetos arquitetônicos, pois conferem originalidade, tradição, criatividade e sofisticação, atendendo desta forma a todas as necessidades de diferentes ambientes.

É interessante perceber a evolução dos vitrais ao longo dos anos e como essa arte cada vez mais está se difundindo, como um item de decoração de ambientes. Desta forma, nós o convidamos a visualizar os diversos modelos de vitrais produzidos pela Vitrais Álamo, os quais são classificados como: clássicos, contemporâneos e espelhados.